O amigo Zé Carlos segurando o Cavalo Negro que tem 1,37m de altura de cernelha.
Animal muito bem encascado e de muito bom porte.
PROJETO DE PRESERVAÇÃO E SELEÇÃO DO CAVALO NORDESTINO
Herança Vaqueira passada de pai para filho, aqui vemos o Sr. Pedro Varjão da fazenda Altão, no município de Uauá, em nossa Bahia, junto ao seu pai Vitorino Tolentino de Souza, de 98 anos de idade, um exemplo de vitalidade e lucidez.
Sr. Tolentino e o Sr. Pedro no dia mais especial para um vaqueiro, o dia da sua festa!
Sr. Tolentino nasceu em 02 / 11 / 1903 e cultivou em família a tradição vaqueira da qual todos se orgulham demais, esperamos que nunca se acabe!
Sr. Tolentino durante a missa dos vaqueiros de Uauá, em 22 de Junho, recebendo das mãos do padre a santa hóstia consagrada, o corpo de Cristo, é um momento de muita fé e tradição!
Neste dia o Vaqueiro exibe os seus arreios, desfila com o seu fiel Cavalo Nordestino, rever os amigos, reza, canta dança e bebe todos juntos!
Mula Serena, Alex é Zootecnista formado pela UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Itapetinga) e instrutor de Rédeas para Marcha além de domador, dando cursos tanto particulares como pelo SENAR, um grande profissional e pessoa!
Haras Relex, do amigo Alex e do seu pai, em Santo Amaro da Purificação
O curso do Professor André Cintra é mais do que mais um mero curso, é uma aula e um bate papo de grande cumplicidade e transmissão de experiência passado de uma maneira prazerosa e não cansativa. Foram quatro dias ricos de informações gerais sobre os cavalos e equídeos no geral. Esperamos que esta iniciativa seja a primeira de outras que o amigo Leonardo espera trazer à nossa região, parabéns ao amigo por esta corajosa e feliz iniciativa, sabemos das dificuldades mas temos certeza que só perdeu quem não acreditou nesse investimento único para quem ama o mundo equestre. Esperamos um até breve para o próximo curso!
A Malta Cleyton apoiou este evento, assim o IF Sertão Pernanbucano, a gráfica Digital, Centro de Treinamento e Educação Equestre Mário Mattos, UNIVASF e a nossa AEPCN.
A zootecnista Dênea e mestranda em Genética Molecular com o Cavalo Nordestino também nos presenteou com uma palestra dando explicações de como é desenvolvido o seu trabalho de mestrado com o Cavalo Nordestino, parabéns Dênea e muito obrigado pelo seu apoio à ciência, à equinocultura nacional e ao Cavalo Nordestino!
Foram quatro dias de uma avalanche de ricas informações transmitidas por este grande profissional e maravilhoso ser humano que é o professor André Cintra
Minha felicidade ao adquirir um exemplar autografado da sua grande obra literária
Eu em nome da AEPCN entregando ao professor uma pasta contendo material impresso sobre o Cavalo Nordestino e um DVD contendo fotos e outros arquivos sobre a associação e o Cavalo Nordestino.
O organizador do evento e um dos diretores da AEPCN o amigo Leonardo Mattos presenteando o amigo André Cintra com uma bela camisa bordada com a logomarca da nossa AEPCN
Leo Mattos e sua irmã Carla Mattos, doutora em Zootecnia e professora do IF Sertão Petrollina, presenteando o professor com uma lembrança da nossa região
Esta foto foi tirada na frente do hospital veterinário da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) no Campus de Ciências Agrárias aonde estão os professores da UNIVASF que favoreceram a palestra do professor Jânio Benevides (Cavalo Nordestino um Patrimônio Genético) e do zootecnista e instrutor de doma de SENAR Alex Santana junto aos alunos desta entidade e junto estavam a comitiva de alunos da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), Campus Itapetinga.
Muito Obrigado a UNIVASF, professores do colegiado de medicina veterinária e de zootecnia pelo apoio em acolher nós da AEPCN e a comitiva da UESB!
Momento final da eclusagem, estamos passando para a jusante da barragem de Sobradinho e seguindo para o prto turístico de chico piriquito.
Momento em que o portão da parte jusante se abre para a barca seguir navegando!
O portão começa a abrir para descermos até o nível do Velho Chico de águas verdes, cristalinas e doces!
Momento em que entramos para iniciar a eclusagem, a água começa a baixar, estamos no nível da parte montante do lago de Sobradinho.
A água começa a baixar, e ainda não se tem noção da altura dos portões, é uma grande e bela obra da engenharia, inteligência dada por Deus!