Herança Vaqueira passada de pai para filho, aqui vemos o Sr. Pedro Varjão da fazenda Altão, no município de Uauá, em nossa Bahia, junto ao seu pai Vitorino Tolentino de Souza, de 98 anos de idade, um exemplo de vitalidade e lucidez.
Sr. Tolentino e o Sr. Pedro no dia mais especial para um vaqueiro, o dia da sua festa!
Sr. Tolentino nasceu em 02 / 11 / 1903 e cultivou em família a tradição vaqueira da qual todos se orgulham demais, esperamos que nunca se acabe!
Sr. Tolentino durante a missa dos vaqueiros de Uauá, em 22 de Junho, recebendo das mãos do padre a santa hóstia consagrada, o corpo de Cristo, é um momento de muita fé e tradição!
Neste dia o Vaqueiro exibe os seus arreios, desfila com o seu fiel Cavalo Nordestino, rever os amigos, reza, canta dança e bebe todos juntos!
A Mula Atriz mostrando por que tem este nome, tanto senta como deita ao comendo do cavaleiro Alex!
Mula Serena, Alex é Zootecnista formado pela UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Itapetinga) e instrutor de Rédeas para Marcha além de domador, dando cursos tanto particulares como pelo SENAR, um grande profissional e pessoa!
A Mula Atriz dentro da casa de Alex em Santo Antônio de Jesus-Ba
Haras Relex, do amigo Alex e do seu pai, em Santo Amaro da Purificação
A trajetória de Alex Santana... Nasci em Salvador, mais fui criado no interior da Bahia em Santo Amaro, sempre respeitando a disciplina de vida ensinada por meus pais. A paixão pelos equídeos veio de meu avô Pedro que nasceu e viveu criando seus filhos no sertão baiano em Filadélfia, e ai meu pai Renato herdou e passou para mim essa paixão. Disputei o Campeonato Baiano de Cavalo de Passeio realizado na época pela ABCC (Associação Baiana dos Criadores de Cavalo) onde fui Campeão Baiano Cavaleiro Mirim e Reservado Campeão Baiano Cavaleiro Juvenil. Sou Zootecnista e venho em uma busca constante de conhecimento sobre os equídeos. No amplo mundo da Zootecnia sempre me dediquei aos equídeos. Alex Santana de Oliveira alexsantana@zootecnista.com.br
O curso do Professor André Cintra é mais do que mais um mero curso, é uma aula e um bate papo de grande cumplicidade e transmissão de experiência passado de uma maneira prazerosa e não cansativa. Foram quatro dias ricos de informações gerais sobre os cavalos e equídeos no geral. Esperamos que esta iniciativa seja a primeira de outras que o amigo Leonardo espera trazer à nossa região, parabéns ao amigo por esta corajosa e feliz iniciativa, sabemos das dificuldades mas temos certeza que só perdeu quem não acreditou nesse investimento único para quem ama o mundo equestre. Esperamos um até breve para o próximo curso!
A Malta Cleyton apoiou este evento, assim o IF Sertão Pernanbucano, a gráfica Digital, Centro de Treinamento e Educação Equestre Mário Mattos, UNIVASF e a nossa AEPCN.
A zootecnista Dênea e mestranda em Genética Molecular com o Cavalo Nordestino também nos presenteou com uma palestra dando explicações de como é desenvolvido o seu trabalho de mestrado com o Cavalo Nordestino, parabéns Dênea e muito obrigado pelo seu apoio à ciência, à equinocultura nacional e ao Cavalo Nordestino!
A turma sempre conversava muito sobre cavalos nos intervalos, muito legal!
Foram quatro dias de uma avalanche de ricas informações transmitidas por este grande profissional e maravilhoso ser humano que é o professor André Cintra
Minha felicidade ao adquirir um exemplar autografado da sua grande obra literária
Eu em nome da AEPCN entregando ao professor uma pasta contendo material impresso sobre o Cavalo Nordestino e um DVD contendo fotos e outros arquivos sobre a associação e o Cavalo Nordestino. O organizador do evento e um dos diretores da AEPCN o amigo Leonardo Mattos presenteando o amigo André Cintra com uma bela camisa bordada com a logomarca da nossa AEPCN
Leo Mattos e sua irmã Carla Mattos, doutora em Zootecnia e professora do IF Sertão Petrollina, presenteando o professor com uma lembrança da nossa região
Esta foto foi tirada na frente do hospital veterinário da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) no Campus de Ciências Agrárias aonde estão os professores da UNIVASF que favoreceram a palestra do professor Jânio Benevides (Cavalo Nordestino um Patrimônio Genético) e do zootecnista e instrutor de doma de SENAR Alex Santana junto aos alunos desta entidade e junto estavam a comitiva de alunos da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), Campus Itapetinga.
Muito Obrigado a UNIVASF, professores do colegiado de medicina veterinária e de zootecnia pelo apoio em acolher nós da AEPCN e a comitiva da UESB!
Juntos estavam os alunos do curso de medicina veterinária e do curso de zootecnia
Professor jânio em plestra e ao fundo no slide a imagem do vaqueiro e seu Cavalo Nordestino correndo na caatinga
Alex Santana em palestra sobre Doma Racional com cavalos e mulas, a sua especialidade, na ótica de um Zootecnista, formado pela UESB, e instrutor do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a doma é a base de uma relação amistosa e de confiança entre o cavaleiro e a sua montaria.
Início do passeio pelo lago de Sobradinho na Barca Rio dos Currais seguimos para a barragem aonde tivemos a grande emoção de fazermos a eclusagem e passarmos para a parte jusante da mesma.
Todos embarcamos em um braço do Velho Chico
Um passeio imperdível
Professor André feliz em conhecer as belezas do Velho Chico!
Macaxeira e o professor André conversando, o assunto com certeza era CAVALOS!
Grande Tocador e animador, Paulinho, um repertório variado e muito nordestino!
O grande domador de mulas e cavalos, o zootecnista e instrutor do SENAR, Alex Santana de Oliveira e o nosso folclórico vice-presidente da AEPCN, Macaxeira e ao fundo o Velho Chico!
Turma da UESB, em Itapetinga, Eta turma animada e que tem sede! Valeu demais a presença de todos você em nossa região, esperamos que tenham gostado, pelas caras parece que sim!!
Figuras Ilustres, da esquerda para a direita: Professor André Cintra, Nego D'Água e o Macaxeira!