terça-feira, 30 de dezembro de 2014

ABAE, Parceira da AEPCN

Equoterapia no Parque de Exposições de Salvador vai atender crianças carentes

Fonte: Ascom Seagri

Milhares de crianças e adolescentes carentes serão atendidos diariamente e gratuitamente com atividade interdisciplinar especializada de equoterapia (terapia feita com cavalos) no Parque de Exposições de Salvador. Para tanto, a secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), assinou convênio, durante a cerimônia de abertura oficial da 27º Fenagro, com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos de Passeio e Esporte (ABCCPE), e com a Associação Bahiana de Equoterapia (ABAE) e a Polícia Militar da Bahia (Esquadrão de Polícia Montada), disponibilizando as instalações do parque.

“O governo do Estado, por meio da Seagri, cumpre mais uma vez o seu papel social, disponibilizando o Parque de Exposições, que possui estrutura e logística para atender gratuitamente crianças e adolescentes carentes, com necessidade de tratamentos de equoterapia, além de aproximar também as pessoas do campo”, declara o secretario da Agricultura, Jairo Carneiro.

Para a presidente da ABAE, Maria Cristina Guimarães Brito, ”a partir deste convênio, vamos reduzir a lista de espera por atendimento que consta na associação, além de aproveitar a infraestrutura e logística que o Parque de Exposições oferece para implantação de mais de um centro de equoterapia na cidade. Para o atendimento estão disponibilizados profissionais das áreas de saúde, educação e equitação.

As inscrições começam na próxima sexta-feira (5), na sede da ABCCPE, a partir das 14h, sábado no mesmo horário, e domingo das 8h ás 12 e de 14h ás 18h durante a Fenagro. Os interessados receberão durante a feira, assistência e orientação para o encaminhamento

História

A Bahia se destaca desde o ano de 1993 com a implantação da Associação Bahiana de Equoterapia, em parceria com o Estado da Bahia através da Polícia Militar da Bahia/Esquadrão de Polícia Montada, unidade que oferece infraestrutura e logística para prestar atendimento especializado às pessoas carentes, além de servir aos praticantes de equoterapia, desenvolver atividades psicoeducacional e terapêutica visando a inclusão na rede regular de  ensino e assistência as famílias.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Trabalho com Cavalo Nordestino Premiado em Simpósio da ABRAVEQ

Mais uma vitória para o Cavalo Nordestino e todos que nos ajudam e apoiam; pois, durante o III Simpósio de Medicina Equina, promovido pela ABRAVEQ em Maceió-AL nos dias 24 a 26 e Outubro deste ano, foi premiado um trabalho científico, resultado de Mestrado tendo a frente a Médica Veterinária MSc. Maria Alice Maranhão Santos e a Co-Orientadora  e Professora da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) Dra. Adriana Gradela, com o seguinte tema:

"Avaliação da Viabilidade Espermática de Garanhões da Raça Nordestina pelo teste de Termo-Resistência"

Parabenizo à todos por esta grande vitória, resultado de um trabalho pioneiro e desafiador no Brasil, que serve de referência e incentivo à outros trabalhos com raças nativas, mas acredito que o maior vencedor foi o próprio Cavalo Nordestino porém, sem o empenho de pessoas como vocês não seria possível realizações como essa. 
A AEPCN (Associação Equestre e de Preservação do Cavalo Nordestino) sente-se agraciada em poder ter apoiado e participado deste tão importante trabalho. Estaremos sempre a posto, dentro das nossas possibilidades, a apoiar mais trabalhos com a raça. Um grande abraço e até o próximo!

Luis Cleber Soares Machado
AEPCN, Presidente 



sábado, 29 de novembro de 2014

IV CAEQUI Promovido pela "UNIASF"

A AEPCN (Associação Equestre e de Preservação do Cavalo Nordestino) agradece a UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) na pessoa da Professora Adriana Gradela em ter sido convidada para promovermos uma palestra no IV CAEQUI (Curso de Atualização em Equinos) no dia 08 de Novembro no Campus Juazeiro, com o título: "Cavalo Nordestino Patrimônio Genético Ameaçado e Desconhecido" aonde podemos plantar a semente da preservação e valorização das raças nativas junto à estudantes de veterinária de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Bahia e levarmos os nossos garanhões Acordeom e Gesso aonde os alunos puderam conhecer de perto e montar em um cavalo nordestino. Foi a segunda vez que tivemos a honra de sermos convidados a participar deste tão importante evento. Parabéns à todos que se empenharam pelo sucesso de mais um CAEQUI!




























Xandú a Potra Filha de Gesso


E esquerda, Micro Chip (filho de Pandora, égua nordestina Paca) a direita Xandú (filha de Caipora), todos filhos de Gesso, sendo que Xandú é o nosso primeiro produto filho de uma égua produto de nosso trabalho, a Caipora. Iremos dá todo trato possível, dentro de nossas condições, sem perder a rusticidade, para ver até onde chegaremos.   
















sexta-feira, 24 de outubro de 2014

I Palestra Sobre Equoterapia em Juazeiro



Amigos de Juazeiro, região e todos que se preocupam pelos que mais precisam, ontem, dia 23 de outubro de 2014 foi um dia muito especial, realizamos com êxito o marco inicial para a criação do nosso centro de equoterapia que batizamos de: CEVASF (Centro de Equoterapia do vale do São Francisco), pois, convidamos a Sra. Maria Cristina Guimarães Brito, presidente da ABAE (Associação Baiana de Equoterapia) para palestrar sobre o assunto; uma união de esforços da Associação Equestre e de Preservação do Cavalo Nordestino (AEPCN), Secretaria de Saúde do Município de Juazeiro, Polícia Militar da Bahia (3º Batalhão Escola) e Companhia Independente de Polícia Especializada da Caatinga, com a participação do apoio da UNEB, Campus III que nos cedeu o auditório e o Rapport Hotel que nos cedeu acomodações para o palestrante.
Sra. Cristina apresentou a seguinte palestra: "O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social" à pessoas da comunidade em geral, médica, órgãos públicos, pais e parentes de pessoas com algum tipo de necessidade especial, que no final deram as suas sugestões e fizeram os seus depoimentos, foi realmente um dia muito proveitoso.
Na segunda parte do evento tivemos a bela apresentação do amigo Carlos Pereira, de Recife, inventor do LIVOX, o melhor aplicativo de comunicação alternativa do Brasil e um dos melhores do mundo, premiado duas vezes pela ONU, uma ferramenta que favorece a comunicação de pessoas com o mundo ao seu redor e também permite a inclusão dessas pessoas, foi uma palestra muito emocionante e motivante também.
Agora vamos arregaçar as mangas e concretizar de vez o nosso centro, vamos criar a nossa entidade e buscar os convênios e parceiros para que a mesma seja sustentável. Contamos com a sua ajuda!