O criador Joãozito Andrade, da região de Jeremoabo é uma lenda viva e exemplo de perseverança, amor ao que faz, dedicação e profissionalismo, uma vez que acreditou no que queria e foi avante na seleção do seu plantel nelore de ongole e amor às raças nativas. Hoje o mesmo se encontra com 90 Anos e muito lúcido, conversamos algumas vezes e o mesmo nos encheu de alegria ao nos parabenizar pela inicitiva de valorização do cavalo nordestino, ele que foi criador da raça. Cliquem em cima das páginas para ampliar e e leiam esta belíssima reportagem da antiga revista Agropecuária Tropical Nº 29. O Sr. Joãozito um dia me contou a história de como ele comprou na mão de um vaqueiro o seu cavalo Batuque que está em duas fotos desta reportagem e deu para sentir o entusiasmo de suas palavras. Hoje o Sr. Joãozito é conhecido mundialmente pelo seu belíssimo trabalho de seleção do nelore da fazenda trindade e de raças nativas de caprinos e ovinos também, nunca esquecerei as palavras de incentivo do mesmo para conosco este é o nosso combustível, obrigado Joãozito e obrigado à todos que valorizam as raças nativas, o vaqueiro, o nosso sertão e o Cavalo Nordestino!
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Homem Simples de Atitudes Nobres
ResponderExcluirO sertanejo que soube tirar das dificuldades vividas no sertão, experiencia para formar um dos planteis de gado nelore mais apurados do ponto de vista genético, aliando nesta raça a rusticidade necessária para conviver com um clima hostil sem a agressividade muitas vezes apresentadas em outros planteis.
É com admiração que guardo em minhas lembranças os bons momentos que estive ao lado dele,onde de forma simples e sábia me mostrou o caminho para a criação do gado nelore.
De onde estiver um saudoso abraço.
José Alberto Lopes Nogueira
FAZENDA TOCAIA - SÁTIRO DIAS/BAHIA
Sátiro Dias 11/11/2011 - 20:15hs
Amigo José Alberto Lopes Nogueira, eu não tive a honra de conhecer o Sr. Joãozito Andrade pessoalmente, somente por telefone, por três vezes nos falamos e recebemos dele palavras de incentivo pela valorização do Cavalo Nordestino. Os verdadeiros exemplos e os seus feitores nunca morrem!!
ResponderExcluirLuis Cleber S. Machado (AEPCN, Presidente)