Estas fotos foram tiradas no dia 17/07/2013.
Esta é a potra Caipora, filha de Acordeom, todos os dois pertencem à AEPCN.
Esta potra está prenhe do garanhão Gesso
Potra Nordestina da região do Vale do Salitre
Beleza, docilidade e expressão racial.
Este é o garanhão Acordeom, o início de tudo, nosso primeiro exemplar, está hoje com 9 anos.
Docilidade e confiança!
Companheirismo, junto ao amigo Macaxeira (Vice-Presidente da AEPCN).
Acordeom é muito habilidoso nas rédeas
A potra Rena, 1,5 anos, filha da égua Ternura, recém chegada no Haras Carranca, para iniciar o trabalho de manejo alimentar e de relação com o homem
Fazemos questão de mostrar como os nosso animais chegam e depois como ficam, são animais selecionados para ofertarem produtos diferenciados e ofertar uma condição básica de manejo para o Cavalo Nordestino responder toda a sua carga genética!
Este é o Pierrô, garanhão adquirido pelo Sr. Nilson de Aguiar da ABCCN, com sede em Recife-PE.
Potro com 3,5 anos em início de doma e trabalho de sela, mas que se mostra muito inteligente e ágil.
Deixamos em todos os animais que as suas crinas cresçam naturalmente, respeitamos a sua liberdade e naturalidade.
Muita expressão racial e beleza, além de muita energia.
Este é o garanhão Gesso, adquirido pelo amigo Henri, de Petrolina-PE, um grande aliado e admirador da raça.
Muito comprimento, ótimo andamento, muita aptidão para trabalho com o gado e muita docilidade.
Não tem quem não se apaixone por este animal.
O mesmo foi por nós adquirido e na época estava trabalhando em uma carroça e não se parecia em nada com o animal de hoje.
Macaxeira exercitando o Pierrô.
Gesso sendo encilhado pelo amigo Macaxeira.
Em uma brincadeira de prova com 3 tambores disputando com outras raças como Inglês e Quarto-de-Milha, claro, todos os animais estavam em igual condição de serem a primeira vez que participavam de uma prova destas, o Gesso ficou em terceiro lugar.
A cada dia observamos o quanto o Cavalo Nordestino tem potencial e está desprezado, mas não por alguns que nos seguem e acreditam nele!
Este é o Brincadeira, garanhão do amigo José Milton, que é um cavalo para provas de Vaquejada e que faz muito bem o seu trabalho!
Criaram um slogan nas vaquejadas regionais:
BRINCADEIRA É COISA SÉRIA!
Do tanto que o mesmo se destaca nas pistas, não respeitando a boiada pesada!
É assim que nós da AEPCN cuidamos dos nossos animais selecionados, precisamos retirar da cabeça de todos que o Cavalo Nordestino é aquele cavalinho magro e feio, pois tudo que passa fome é feio até para um cego. Retiramos os animais jovens da fome e da morte certa e cuidamos para serem o passaporte do nosso trabalho, apesar de trabalharmos sem recursos suficientes, sem apoio institucional, não damos o tratamento que deveríamos dar, mas o Cavalo Nordestino merece um pouco de dignidade, assim como o Vaqueiro que fizeram e fazem muito pelo nosso Nordeste. Nunca deixaremos esta chama se apagar!!
ACREDITEM NAS COISAS DO NOSSO NORDESTE, ACREDITEM EM NOSSO PEQUENO MAS GRANDE CAVALO!!
muito bem trabalhado os cavalos principalmente a evolução de pierrô pensei que fosse brincadeira no primeiro olhar parabéns pelo trabalho continue assim abraço a aepcn
ResponderExcluirMais uma vez, muito obrigado amigo pelas palavras de incentivo, o nosso trabalhado é de formiguinha, mas lembre-se que as formigas são alguns dos seres mais fortes do universo e mais unidos e quase não são vistos trabalhando mas nunca param! Assim somos nós! Um grande abraço!
ResponderExcluirAdorei o blog, parabéns pelo grande trabalho que vocês estão fazendo com estes animais!!
ResponderExcluirAgradecemos o apoio amiga Bianca, ele é o nosso combustível, continue a nos acompanhar. Um grande abraço!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiré amigo Luiz Cleber posta ae mas noticias sobre os cavalos nordestinos , estamos na espera vlw
ResponderExcluiradorei as postagem sou uma admiradora dos cavalos nordestinos e tenho um mais ñ sei se e nordestino puro posso mandar uma foto dele para vcs verem
ResponderExcluirSim amiga Amanda, mas te adianto que não é fácil somente por fotos e preciso também saber qual a origem deste animal, ou seja, da onde o mesmo veio, se na propriedade de origem tinham animais de outras raças, qual a origem dos pais? se alguém conheceu algum dos dois? As fotos devem ser tiradas de frente de fundo e perpendicular aos dois lados do cavalo e não em diagonal. Um abraço e continue a nos acompanhar! Um grande abraço!
ExcluirOlha ele mora no nordeste em Permanduco,ma cidade de floresta,eu acho que ele e porque ele nasceu e se cria lá bom mande seu e-mail que eu mando as fotos
ExcluirAmigo Macaxeira, desde España te envio un abrazo y te agradezco me hayas enseñado el mundo nordestino
ResponderExcluirVeo aqui los caballos que me enseñaste, y cada dia que monto aqui los mios, recuerdo parte de alli. Muchas gracias por todo intentare poner en practica lo que vi a pesar de esas embocaduras....
:-)
Un abrazo
Rafa-Sula