AEPCN Rumo ao Piauí (Teresina): Eu, Luis Cleber, Gênison e Carlos Augusto (Macaxeira)
Saímos no dia 21 uma quarta-feira, dia 22 visitamos propriedades em Teresina, Altos e Campo Maior, dia 23 Palestra na Escola Agrícola da UFPI e no dia 24 retornamos para Juazeiro-BA.
Esta viajem foi construída, desde quando por telefone conhecemos o amigo Dr. Marcos Conde da ABCPD (Gado Pé Duro), quando analisamos o resultado da tese de Doutorado do amigo Jânio Benevides da tese de Mestrado da Amiga Dênea Fernandes e quando conhecemos por internet e telefone o amigo Alberto (estudante de Medicina Veterinária da UFPI), acreditamos que o Piauí reúne todas as condições favoráveis para recomeçarmos um trabalho de seleção, preservação e valorização do Cavalo Nordestino e tivemos a certeza ao chegarmos e sermos recebidos de forma tão acolhedora pelos nossos irmãos Piauienses, nada nos faltou, muito pelo contrário, recepção melhor não poderia ter acontecido. Apesar de ter sido uma viajem rápida conhecemos a realidade do manejo aplicado, o fenótipo mais frequente, as condições edafoclimáticas, e em especial o interesse de um grupo que independente da posição social e econômica se preocupa em resgatar o Cavalo Nordestino do anonimato com muita união, equilíbrio e amizade! Temos certeza que estamos iniciando um maravilhoso trabalho que será recheado de muitos momentos prazerosos que ainda estão por vir, com a graça de proteção de Deus!! Um grande abraço à todos e até a próxima!!
Uma foto que demonstra União, Amizade e Determinação pelo Cavalo Nordestino e pelas coisas do nosso querido Nordeste!
Típica cabeça e pescoço do Cavalo Nordestino
Bela qualidade de Tordilha
Colhemos a informação que este potro de primeira muda veio de nossa região, município de Juazeiro, vale do rio salitre, com certeza será um potencial reprodutor!
Bela cabeça!
Cascos fundos e rígidos!
Fim da primeira etapa da manhã!
Égua do amigo caio, belo exemplar, porém não muito agradável de traseira mas que produziu uma bela potra, este é a essência do nosso trabalho, dá as melhores condições possíveis aos animais que mais se destacarem para serem exemplos de seleção!
Cabeça Nordestina!
Potra filha da égua da foto anterior, reparem que a mesma não adquiriu a traseira da mãe, suas linhas e angulações são bem melhores! Futura Matriz!
Pseudo albino ou Gazo, inteiro, parecido com o garanhão Gesso quando chegou em nossas mãos, precisando apenas de trato!
Almoço juntos aos amigos: Alberto, Tiago, Caio, Dr. Luzardo e Dr. Ilo
Exemplo de Curral em uma Agropecuária no município de Campo Maior
Bela paisagem!
Animais a nível de campo ainda em período seco!
Animais pequenos mas muito caracterizados, bem proporcionados, rústicos e muito bonitos para quem sabe olhar o cavalo nordestino!
Um potro ainda novo diferenciado apesar de ser ainda de estatura baixa mas bem comprido e no ponto para ser iniciado um trabalho de manejo alimentar, sanitário e doma de chão.
Duas éguas também aptas ao início de trabalho de seleção!
Reprodutor Curraleiro Pé Duro de propriedade do Dr. Luzardo
Matriz Curraleira Pé Duro
Belo Mangalarga do Dr. Ilo
Instalações arejadas, rústicas e funcionais.
Garanhão Mangalarga do Dr. Luzardo
Garanhão Mangalarga do Dr. Luzardo
Bela égua QM linhagem de corrida X Mangalarga do Dr. Luzardo
Propriedade do Dr. Francisco Viana da Associação do Cavalo de Esquipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário