domingo, 20 de junho de 2010

Mais Cavalos Nordestinos

Dr. José Nizaldo e família na premiação em exposição com o seu reprodutor Ativo da Serra


O grande amigo Jânio na região do Rio Salitre na Faz. Recanto, Juazeiro, quando eteve por aqui realizando os seus trabalhos de medição dos equinos inerentes ao seu Doutorado. Olhem a beleza do potro primeiro da esquerda para a direita.

Bela égua Acauã do Novo Mundo premiada em exposição

Reprodutor Eclipse da Cachoeira, o registro Nº 1 do Cavalo Nordestino


Pega de Boi em Sertânia-Pe, foto cedida por Jânio durante as suas viagens pelos sertões realizando os seus trabalhos inerentes ao seu doutorado. Olhem o senso de gado deste cavalo, a posição de suas orelhas, o seu olhar ativo comprova que o cavalo nordestino é um bom cavalo de gado, historicamente sempre trabalhado para isso de maneira natural.





3 comentários:

  1. Luis, voce deve ter notado os cascos do cavalo ativo da serra: bem fincados, com taloes e ranilhas altas, o que permite que o nordestino caminhe sem machucões pelos caminhos pedregosos do nordeste seco, dispensando a ferradura. Acauã representa um tipo ideal. Grande abraço. obs: estou devendo contatos mais frequentes. Aguarde, amigo. André.

    ResponderExcluir
  2. Luís, gostaria de saber mais sobre a possibilidade de registro dessa magnífica raça, sou amante da vaquejada e possuo 2 éguas Paint-Horse registradas na ABCPAINT, porém, sinto a falta de uma associação de "nosso" Cavalo Nordestino. E tenho informações de que a alguns anos atrás tínhamos uma ABCCN sedeada em Recife, que fim levou ? Ainda existe ? Os RG dos animais aqui postados o Eclípse da Cachoeira e a égua Acauã do Novo Mundo por onde anda ?

    Att.:
    Júlio Alves

    ResponderExcluir
  3. Amigo Júlio, a nossa luta é justamente por que a antiga ABCCN que existiu em Recife irresponsavelmente com a displisência do MAPA jogou tudo fora e se perdeu tudo. Estamos direto em contato com as pessoas que atualmente estão tentando reativá-la que também são de Recife e esperamos que elas consigam pois só eles de lá para concertar o que fizeram, pois os passivos e entraves burocráticos são grandes. Eles me informaram que em Janeiro de 2012 estariam com a ABCCN registrada em cartório, vamos continuar na cobrança e se eles não conseguirem espero que passem a bola para nós, pois a secretaria de agricultura do estado da bahia na pessoa do amigo Luiz MIranda (Dir. de Pecuária) estão interessados em resolver isso, a luta está apenas começando!

    ResponderExcluir