segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CAVALO ALBINO EXISTE?



Esta foto é a última folha da revista Horse nº 27 de Outubro de 2010, clique em cima e amplie para ler na integra o que foi escrito, o texto transmite muito bem o que nós do Cavalo Nordestino pensamos sobre o preconceito que existe sobre algumas pelagens de cavalos mesmo aqueles mantidos sobre rigoroso sistema de controle de registro. Estes animais não podem ser simplesmente desprezados e deixados à margem do trabalho de seleção e funcionalidade. Mas o texto afirma algo que, para a espécie equina não há registro, que é o CAVALO ALBINO, pois bem, não se conhece, e nunca foi registrado a existência de um cavalo albino, por isso, conforme literaturas como, o renomado livro: GENÉTICA E CRIAÇÇÃO DE CAVALOS, de William E. Jones, Editora Roca, São Paulo 1987, e sites da internet, se comprova esta informação. Entrem no site Whitehorseproductions , horsefactsandfun e Wilkipédia acionem o Google tradutor para português e leiam os textos muito ricos de informações sobre pelagens equinas. Em breve colocaremos as fotos de um Cavalo Nordestino de cor Cremelo oriundo da região do vale do rio salitre, município de Juazeiro, muito bonito e bem estruturado, e que estava puxando carroça; este animal foi adiquirido pelo nosso amigo Marcos Vinícius de Amariz, que reside em Petrolina-Pe e hoje está sendo muito bem cuidado pelo nosso amigo Macaxeira em seua chácara aqui mesmo em Juazeiro-Ba. Esperamos comentáriios

3 comentários:

  1. Não dá p/ saber se o potro da foto é albino ou branco (gázeo). Albino teria olhos vermelhos, o branco azuis ou castanhos. Pareceu-me ver na foto olhos azuis. Quanto ao Isabel, não é albino mas uma espécie de creme (a Isabel não tinha o bom hábito de usar roupas limpas, daí o nome :).

    Não há sentido em preservar-se genes letais em animais registrados como reprodutores de raça.

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu tenho um cavalo Albino, e ele tem o Olho azul, e na minha cidade só tem 2 igual a ele.. e aqui ele nao sofre preconceito, miuto pelo contrario todos admiram ele pela marcha e beleza e alguns truques que meu cavalo faz :)

    ResponderExcluir
  3. Cavalo albino não existe, Existe apenas, albinismo parcial, já que 100% albinismo em cavalos é um gene letal. Este tipo de cavalo não são apreciados no mercado, e sofrem "preconceito" por serem mais frágeis, ex: não podem levar muito sol) e carregarem o gene do albinismo, significando que no futuro, uma de suas crias poderá conter o gene e vir a morrer. São apenas apreciados por beleza convencional.

    ResponderExcluir