domingo, 20 de maio de 2012

Cavalo Nordestino, variedade "Paca"

 Esta é Pandora e a sua cria, pertencem ao amigo Macaxeira, vice-presidente da AEPCN .

 A Pandora é uma égua Nordestina, da variedade que é conhecida como Cavalo Nordestino "PACA"

 O Cavalo Nordestino "PACA" se destacam por serem menores que a média, mas são animais extremamantes fortes, agéis, resistentes e que sõa difíceis de emagrecer mesmo em períodos de longa estiagem. São mais grossos que os demias mas não possuem características de nanismo e não podem ser confundidos com os pôneis. 

É um ecotipo da raça a ser estudado e explorado comercialmente, é mais um potencial zootécnico a ser desprezado mas com um grande potencial


 Este é um belo garanhão Nordestino PACA, semi-selvagem, do vale do Salitre, município de Juazeiro

 Animais de cascos extremamentes fortes e fechados

 Animais geralmente bem conformados

Uma bela égua Nordestina PACA bem prenhe

 Existe também o nordestino variedade "MEIA CANA", são um pouco maiores que o "PACA", porém mais compridos e também se destacam por serem extremamentes fortes e resistentes, mas que está cada vez mais difícil de se ver, esperamos que alguém se interesse por eles e os salvem da extinção!  

2 comentários:

  1. Tenho uma egua e um potro meia-canan não são como esses garanhoes de filme americanos que os brasileiros assimilaram com cavalos para nossa realidade. mas no campo os cavalos nordestinos são imbativeis, ageis, fortes e resistente. quando um quarto de milha ta pedindo arrego eleta só começando a trabalhar!

    ResponderExcluir
  2. TENHO UMA ÉGUA NORDESTINA ESTA COM UMA POTRA AO PÉ, A ÉGUA TEM EM MÉDIA UNS 10 ANOS E JÁ ESTA PRENHE NOVAMENTE, COM PREV.DE PARTO P/ FEV 2017, A POTRA AO PÉ TEM 1 ANO E 4 MESSES A COMPLETAR EM SET 2016
    A ÉGUA SE CHAMA OPALA HM E A POTRA JADE HM

    ResponderExcluir