
Neste dia, 28/02/2010 às 11:30 hs, nasce o blog do CAVALO NORDESTINO, uma ferramenta de informações e congrassamento, para os amantes dos cavalos, assim como todas as raças nativas ameaçadas de extinção, seja animal ou vegetal, criado pelo Núcleo Juazeirense (BA) de Preservação e Seleção do Cavalo Nordestino, este rico patromônio genético Brasileiro ameaçado de extinção. Aqui vocês conhecerão todos os aspectos: culturais, históricos, zootécnicos e econômicos da raça, assim como, a figura do Vaqueiro Nordestino, todas as informações sobre o núcleo Juazeirense (BA) de preservação e seleção do cavalo nordestino, seus componentes e características do projeto, como: objetivos, metas, atividades realizadas, planos futuros e como qualquer pessoa pode ajudar e participar do nosso projeto. Vocês acompanharão periodicamente as nossas atividades. Será um grande prezer conhecê-los. Luis Cleber Soares Machado 74-3611-6176, 74-8804-7690 ou no e-mail cavalonordestino@hotmail.com
Legal, Bacana!
ResponderExcluirMacaxeira tu eh um visionário, parabens pela iniciativa e por todo esse apanhado feito sobre o cavalo nordestino. Por tudo eu vejo que nao eh o nordestino que alem de tudo eh um bravo, eh o "cavalo" nordestino que merece esse dizer. Um abraços vei.
ResponderExcluirmacaxeira vc é arretado, o cavalo nodestino so lembra nossa imfancia !!!
ResponderExcluiresse é bruto mesmo.essa qualidade de animal não pode desaparecer!
ResponderExcluirvamos salvar os nossos cavalos nordestinos do perigo de serem atropelados nas rodovias, e selecionar essa raça forte.
ResponderExcluirMacaxeira,parabens pela criaçao do blog ficou muito bom!!!Vamos divulgar a raça do cavalo nordestino por onde andarmos pois e muito importante para a cultura nordestina e para essa raça forte que é o cavalo nordestino.Valeu um grande abraço. Marlinhos
ResponderExcluirCom as mudanças climáticas acontecendo muito rapidamente, graças as nossas atitudes ditas em prol da TECNOLOGIA para o DESENVOLVIMENTO, muitas espécies e raças estam sendo perdidas gradativamente, animais que a natureza demorou anos a fio para moldar e proporcionar a sobrevivência de sua espécie e da VARIABILIDADE, essa mesma, responsável por permitir a DIVERSIDADE e que indivíduos possam ser selecionados para viver adequadamente em um determinado meio, porém parece-nos que ESQUECEMOS DISSO ou melhor NAO SABEMOS E NAO NOS IMPORTAMOS COM ISSO, a questào é: Se perdemos a variabilidade dentro de uma espécie, reduziremos a sua população efetiva, a ponto de levarmos a sua extinção, a extinção de uma raça ou em casos extremos da própria espécie. Mudamos as características do ambiente rapidamente e não damos importância e espaço para a natureza reestabelecer o seu equilibrio, ao contrário, somos selvagens e velozes. Pena de nossa espécie, porque ignoramos que a própria variabilidade dentro de nossa espécie é BAIXISSIMAAAAAAAAAAAA!!!! Ou seja, uma mudança brusca e radical, simplesmente entraremos na história de uma espécie que existia, mas para um históri ad eninguém. Temos tempo para mudarmos nossos atos.
ResponderExcluirIgnorarmos o CAVALO NORDESTINO como raça de VALOR ZOOTECNICO em todos os aspectos, social, ecnômico, biológico e estarmos contribuíndo para o total DESCASO E IGNORANCIA de nossa cultura e da própria VIDA na terra.
Cleber eu n ão tenh dinheiro, mas tenho consciência do que devemos fazer e sei q vc é o exemplo para todos nós. conte comigo para o seu trabalho!
Se eu puder contribuir com o cavalo, ao menos com 10% do q vc tem feito ficarei bastante feliz!
Tudo de bom!!!!!
muito bom estavamos realmente precisando de um blog desses para consagrar essa raça
ResponderExcluirLuís Cleber, em primeiro lugar, quero parabenizá-lo de público com o seu trabalho pelo Nordestino e pelo blog. Realmente está muito bom. Conte com o meu apoio. Em segundo, como você me pediu e como lhe prometi, quero externar a minha opinião, também de público, apesar de não ser simpático a esta idéia, aos seguidores e principalmente aos componentes do Núcleo de Criadores de Juazeiro sobre a logomarca usada na Associação. Já havia comentado com o Dr. Jânio, em sua passagem por Teresina, e com você, por telefone. Sei que a recuperação da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Nordestino passa, necessariamente por vocês, mas se querem motivar e incentivar o maior número de criadores do Nordeste, deveriam pensar em outra logomarca. A carranca é interessante, mas tem a ver apenas com o Rio São Francisco e este não passa pela maioria dos estados do Nordeste. Passa por apenas 4 deles. Maranhão, Piauí, Ceará, RGN e Paraíba não sofrem esta influência das carrancas. No meu estado, Piauí,onde muito se cria oNordestino, e onde seria terreno fértil para a implantação de um Núcleo de Criadores, ela é apenas uma curiosidade, mas não está no imaginário ou no inconsciente coletivo das pessoas. Não sensibilizaria criadores em potencial. Sei que você não gosta da idéia de usar novamente o chapéu de couro, apesar de eu ser muito simpático a usá-lo novamente, pois não vejo outro símbolo tão regional e ao mesmo tempo tão abrangente e tão nordestino quanto ele. Tem a ver com vaqueiro e com nordeste. Assim, gostaria de expor a minha opinião a respeito da carranca, que sei que é a de muitos criadores daqui. Sem querer ofender aos criadores da idéia de usar a carranca, se queremos uma Associação Brasileira e com raízes fortes no Nordeste, não deveríamos usar uma logomarca que pouco diz a criadores de outros estados nordestinos. Se não vamos usar mais o chapéu de vaqueiro e proponho uma discussão sobre isto, pensemos em outra simbologia tão abrangente quanto ele. Abraços. Marcos.
ResponderExcluirEnquanto existir o vaqueiro
ResponderExcluirEnquanto houver a esperança
Enquanto houver o destino
Sempre haverá
O cavalo Nordestino
Amigo Carlos, agradecemos muuito o apoio de todos que acreditam no potencial do Cavalo Nordestino e na Importãncia do Vaqueiro. Seja bem vindo e volte sempre!
ResponderExcluirOi Luís cleber você estar bem?Eu Sou nascimento fortaleza,gostaria d parabenizar a vossa iniciativa e dizer que eu também sou um amante do cavalo nordestino.Um Abraço e por gentileza me mantenha informado sobre as ações do blog e do núcleo de preservação.meu e-mail é o seguinte:nascimentofortaleza@gmail.com
ResponderExcluir