quarta-feira, 1 de maio de 2019

Um dia de campo na Fazenda Riacho do Cipó com Dr. Ivanildo, Macaxeira e Cavalos Nordestinos!

Especialmente hoje, no dia comemorativo ao trabalho, segue postagem sobre os registros ocorridos no último sábado na Fazenda Riacho do Cipó, pertencente ao Dr. Ivanildo, localizada no Estado da Bahia.
Não é por acaso que no dia do trabalho esta postagem venha homenagear o grande trabalho desenvolvido em prol da raça, o trabalho do vaqueiro e do sertanejo apaixonado pelos seus animais.
Assim, seguem registros do dia de campo realizado com o trabalho realizado junto aos belos Cavalos Nordestinos da Bahia.
Logo ao nascer do dia o Dr. Ivanildo já estava a postos e com disposição, devidamente caracterizado com peças da indumentária do vaqueiro nordestino.
Os cavalos nordestinos logo vão sendo encabrestados para o início dos trabalhos!
Animais encabrestados, sendo o alazão o 2 de ouro e o castanho o andorinha, animais de estrutura muito forte e agradável!
Todos os equipamentos vão sendo organizados para o dia de aventura, enquanto os animais aguardam calmamente o que virá pela frente.
No detalhe, uma das selas utilizadas pelo vaqueiro tradicional nordestino que proporciona muito conforto e estabilidade para quem monta, além de distribuir bem o peso sobre o cavalo a fim de não causar qualquer transtorno.
Chapéu e calça de couro repousam na varanda, cena tradicional em uma residência de vaqueiro!
Mais um item necessário para o vaqueiro!
Depois de tudo organizado, animais devidamente selados, é hora de Dr. Ivanildo e Macaxeira saírem a campo em busca das matrizes da Fazenda Riacho do Cipó.
Uma bela tordilha com pescoço, cabeça e cascos que chamam a atenção pela ótima conformação.
O potro(a) que ela está próximo de conceber também chama a atenção e gera expectativas no criador orgulhoso de sua tropa.
Dourado do Riacho do Cipó, garanhão responsável pela continuidade do rebanho nordestino da propriedade mostrando uma estrutura robusta e harmônica em meio a tantas provações que o sertão exige de seus habitantes.
Novamente o garanhão Dourado mostrando suas qualidades.
Um jovem animal que é promissor, futuramente direcionado a reprodução de suas qualidades!
Bela matriz que foi devidamente encabrestada. Garupa, pescoço, cabeça e cascos com muita qualidade, um conjunto harmonioso e que produzirá muitos descendentes de vigor e valor.
Novamente esta bela matriz em destaque!
Importante revelar a estrutura e qualidades das matrizes, um quadril bem conformado.
Outra bela matriz no cabresto, alazã de grande beleza e que mostra um peitoral de grande expressão.
Muita força e estrutura dessa matriz que com a habilidade de Dr. Ivanildo no manejo, demonstra sua docilidade e tranquilidade.

Uma conformação bem harmoniosa e qualidades evidentes, uma estrutura que enfrenta a temporada de verão sem sofrer.
Matrizes da Fazenda do Riacho do Cipó!


Calçados tradicionais de um sertanejo apaixonado por suas raízes e por sua história.
Macaxeira na lida, conduzindo animais para o curral, ele não foge dos desafios.
No final do dia, as lembranças das aventuras permanecem na mente, enquanto a sela repousa na varanda. Estes foram os registros do dia de campo na Fazenda Riacho do Cipó com muito compartilhamento da cultura nordestina em meio a excelentes Cavalos Nordestinos que demonstram o que está por vir na raça, muita qualidade!

5 comentários:

  1. O amigo sabe informar onde encontrar animais a venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Weslley, consegue-se adquirir animais participando do grupo de whatsapp onde há a comercialização de animais e maior proximidade com os criadores.

      Excluir
    2. O senhor poderia me add no grupo sou do Ceará temos alguns Cavalos de origem muito antiga no sertão dos , cavalos que veem cruzando com irmãos, primos e pais aí gostaria de melhorar a qualidade genética deles meu whatsapp e (85)986424858

      Excluir
  2. Nessa cultura e grande trabalho de seleção para preservação do cavalo nordestino também devemos buscar projetos para a preservação dos utensílios do vaqueiro nordestino minha cidade fica a alguns km da cidade de Jaguarari a qual abriga no distrito de Santa Rosa de Lima e adjacências os poucos artesãos de couro da nossa região lá são fabricados a sela campeira ou curaçazeira como é conhecida o gibão a peneira o chapéu de couro e essa cultura está entrando em processo de extinção talvez pela falta de motivação dos mais novos em dá continuidade ao trabalho dos mais velhos vamos atentar para isso também.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela contribuição que você está dando pela valorização do cavalo nordestino

    ResponderExcluir