domingo, 30 de janeiro de 2011

MODELO DE REGISTROS DO CAVALO NORDESTINO

Frente do Registro de Controle (RC), o qual será utilizado no registro de: Animais nascidos de pais e mães que já possuam o Registro Inicial (modelo logo abaixo) com idade acima de 3 (três anos).

Verso do Registro de Controle (RC), aonde está as informações da árvore genealógica estando acima as informações paternas e abaixo as informações maternas, nome e número de registro dos mesmos.

Frente do Regsitro Inicial (RI), o qual será utilizado no regsitro de: Animais de origem desconhecida, independentes da idade, aprovados pela comissão técnica e animais nascidos de pais que possuam o mesmo registro (RI) e os nascidos de pais que possuam o Registro de Controle, até a primeira muda completa, até os 3 (três) anos.

Verso do Registro Inicial (RI), aonde constará todas as marcas e sinais existentes, ou seja, a resenha equina do mesmo.

A AEPCN, Associação Equestre e de Preservação do Cavalo Nordestino, funcionará quase idêntica nos moldes de uma associação de criadores, realizando o registro dos Cavalos Nordestinos de maneira rigorosa, criteriosa e organizada, dentro dos padrões técnicos da raça aprovados pelo MAPA quando formou a sua comissão técnica para estudo do Cavalo Nordestino em 1974, sendo que nos dias atuais precisamos acompanhar as exigências dos criadores em adiquirir cavalos mais atléticos de médio a grande porte, sendo assim, a nossa associação exige para registro fêmeas com 1,30m e machos com 1,35m de cernelha como altura mínima, o que a antiga associação aceitava animais com 1,27m. Buscamos mudar a imagem de que os Cavalos Nordestinos são aqueles animais magros, caquéticos, zambetas e sem nenhuma beleza, imagem esta que a grande maioria das pessoas têm de nossos cavalos, nós mostramos isto quando apresentamos animais de bom porte, atléticos e belos, aí as pessoas logo dizem, que raça é esta? Estamos apenas começando a nossa batalha, um pouco anônimos no meio equestre nacional, mas sei que muita gente nos espera para registrarem os seus animais em todo o nordeste, pois criamos uma nova modalidade de associação de criadores pois somos muito mais do que isto, somos uma associação que busca salvar da extinção e melhorar uma raça nativa de cavalos que se encontra desprezada, que tem muita história para contar e também somos uma associaçção que busca, em nossa região, desenvolver atividades diversas no meio equestre e realizar também trabalhos de cunho social, pedagójico e terapêutico mostrando os grandes benefícios que os cavalos e outros equídeos podem nos proporcionar e desenvolver na região atividades que dêem retorno econômico e cultural. Em breve colocaremos neste blog as fotos dos primeiros animais registrados. As pessoas que tiverem interesse em se associar e registrar seus animais ou tirar dúvidas e informações, enviem e-mail para: cavalonordestino@hotmail.com ou lulacleber@hotmail.com e enviaremos o nosso regulamento de controle do cavalo nordestino e a nossa tabela de emolumentos além de darmos todas as informações possíveis.


4 comentários:

  1. Tenho interesse em registrar-me como criador, mandei-lhe um e-mail.

    ResponderExcluir
  2. Por favor respondam o meu e-mail admiro muito a raça.Tenho um cavalo que parece ser nordestino se tiverem interesse de ver eu poço enviar umas fotos

    ResponderExcluir